Que Post vc gostaria de ver aqui?

domingo, 22 de maio de 2011

Não Deixe Seus Limites Limitar Deus

Não Deixe Seus Limites Limitar Deus

Ao analisar o texto bíblico podemos observar características de vários homens, mas no texto em estudo 1 Samuel 10, quero me ater a dois homens em particular, Saul e Absalão.  O que nos chama a atenção é que ambos são descritos exclusivamente em um aspecto físico.  Sobre a Absalão a Bíblia descreve: 2 Samuel 14:25 “ Não havia, porém, em todo Israel homem tão celebrado por sua beleza como Absalão; da planta do pé ao alto da cabeça, hão havia nele defeito algum”. Sobre Saul a seguinte exposição: 1 Samuel 9:2 “Tinha ele um filho cujo nome era Saul, moço e tão belo, que entre os filhos de Israel não havia outro mais belo do que ele; desde os ombros para cima, sobressaía a todo o povo”.
Para termos um  pequeno exemplo para fins de comparação, podemos apresentar uma característica particular de Absalão, seus cabelos eram cortados uma vez ao ano, cada corte seu cabelo pesava 200 siclos x (11,4 gramas) = 2,280 gramas.
Mas embora estes homens tivessem características tão marcantes (fisicamente aqui descritas), não foi o suficiente para garantir-lhes que seus nomes fossem lembrados como vitoriosos na Bíblia.  Deus é que determina o que somos e devemos fazer, basta ser fiel a ele, segundo o livro de Salmos ele escreve e forma todas as coisas,   “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia”. Salmos 139:16 .
Alguns destaques em nossa vida espiritual tem que ser preservado e são fundamentais para o sucesso, para que não incorramos no erro destes dois personagens da Biblia deixando que seus limites prejudicassem seu relacionamento com Deus.
O primeiro destaque diz respeito a Unção ( 1 Sam 10:1), o ato de derramar o óleo tem significado de colocar alguma coisa, à parte para o serviço de Deus.  Portando é fundamental termos consciência, que toda nossa característica de personalidade, dons e habilidades, foi Deus quem nos deu e deve ser colocado exclusivamente a seu serviço.
O segundo destaque diz respeito a defesa. Gibeá de Deus (10:5): Posto avançado dos Filisteus, exatamente 4,5 km a noroeste de Jerusalém, mostra quão profundo eles penetraram em Israel. Homens como Saul, por causa de seus erros, deixaram que o inimigo penetrasse no território do povo de Deus, a tal ponto que quase conquistaram Jerusálem.  É nossa função, zelar pela doutrina na Igreja, não permitindo que costumes mundanos possam conquistar nosso território, descaracterizando nosso modo de viver.
O terceiro destaque diz respeito a qualificação.  Uma procissão de profetas (10:5): Alguns dizem que Samuel criou uma escola para treinar profetas.  Muitas vezes somos limitados, mas Deus pode agir em nossa vida, basta termos vontade e nos esforçarmos em buscar conhecimento.  Samuel tratou de dar treinamento, o treinamento é fundamental para que possamos desenvolver algo para Deus.
O quarto destaque diz respeito aorigem.  Quem é o pai deles? (10:12): Essa resposta foi para esclarecer dúvidas se Saul pudesse ser um profeta, mesmo que junto de um grupo profetizando. Deus escolhe seus profetas sem olhar os antepassados.  Quantas pessoas questionam a origem de sua vida, mas oque importa é que Jesus já morreu na Cruz do Calvário, limpando toda a origem, e nos dando uma origem nobre, porque agora somos filhos dele e portanto filho do Rei, o Rei Jesus.

Conclusão

No Capítulo 11:13 Saul demonstrou piedade adequada ao creditar a Deus a vitória, mas com o tempo e as pressões suas fraquezas foram reveladas.  Nunca um bom início é suficiente.  Persistência é o que importa.  Não importa o seu limite, ele jamais poderá limitar Deus no trabalhar em sua vida.  Saul e Absalão eram dois homens de presença inquestionável, mas como homens eram limitados.  Somente entregando nossa vida inteiramente a Jesus, é que o Senhor pode aperfeiçoar nossas limitações e nos dar a vitória.  Entregando nossa vida e obedecendo aos 4 destaques mencionados acima, como foco de  nossa vida, jamais nosso limite poderá limitar Deus, porque ele retirará todo limite desta vida, imposto a nós.
Dr. Marcos Palacio
fatec-ad@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário